segunda-feira, 27 de setembro de 2010

APRESENTAÇÃO DAS TENDÊNCIAS

APRESENTAÇÃO DAS TENDÊNCIAS

          Atualmente é dada mais ênfase a educação, essa é uma preocupação de todos, sejam pais, professores, governantes, pois é através de uma educação de qualidade que temos a possibilidade de entrarmos no mercado de trabalho.

Existem diversificadas disciplinas no currículo escolar, uma delas é a Matemática trata-se de uma ciência exata que exige concentração, muito raciocínio lógico e por esse motivo lhe é dado muito mais atenção e preocupação, pois essa disciplina faz parte do cotidiano do ser humano, sendo útil na resolução de problemas.

Para auxiliar os alunos do Curso de Formação de Docentes em suas práticas pedagógicas, uma das propostas do Caderno Pedagógico é a de trazer conceitos e atividades modelos das Tendências em Educação Matemática.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

- Compreender como são apresentadas e resolvidas as atividades de Matemática e como praticá-las com os alunos de primeiro a quinto ano do ensino fundamental;

- Proporcionar a sincronia entre a teoria e a prática na Matemática, para que haja melhor entendimento sobre os conteúdos propostos na disciplina.

METODOLOGIA

Ao curso de Formação de Docentes estará sendo disponibilizado o Caderno Pedagógico, onde há conteúdos e atividades relacionados à disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática.

 Serão fornecidos também aos alunos acesso a tecnologia, através do uso de computadores do Colégio Estadual Rocha Pombo EFMN – durante este bimestre, será realizada a visita á uma madeireira, em geral atividades extraclasses, as quais almejam melhores conhecimentos e práticas docentes.

Todas essas atividades serão registradas e discutidas entre alunos e professora havendo uma maior interação aluno – Matemática - professora.

PESQUISA NOS CADERNOS DE ESTÁGIO PARA DIAGNOSTICAR METODOLOGIAS USADAS PELOS PROFESSORES DAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CAPANEMA

Os alunos do terceiro ano do curso de formação de docentes irão retomar as apostilas dos anos anteriores de estágio e irão unir informações sobre como se trabalhava o ensino da Matemática nas salas de aulas do Ensino Fundamental de primeiro á quinto ano, após será feita analises e discussões em grupo.

ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA

Anos atrás a educação estava em segundo plano, pouco se pensava sobre a mesma e a importância que ela detinha sobre o aluno, utilizava-se somente atividades básicas, vivenciadas pelos alunos.

Com as evoluções no ensino, novas práticas surgiram e estudiosos perceberam o quanto era importante uma educação de qualidade, com isso reorganizaram o currículo e punham nele o que realmente importava (conteúdos) e desta vez fazendo o uso do material concreto, pois havia e há até os dias atuais, a necessidade de se haver a ponte entre conhecimento teórico e a prática destes.

Mônica e Andréia

3°FDA

Animacoes GRATUITAS para seu e-mail – do IncrediMail! Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário