sábado, 25 de setembro de 2010

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR MATEMÁTICA NO NOSSO DIA-A-DIA NA TEORIA E NA PRÁTICA?

Iremos analisar como esta sendo trabalhada a Matemática nesses últimos tempos, o que mudou de antigamente para hoje, e o que pode ser mudado para facilitar no entendimento da Matemática.
Veremos também como a Matemática vem fazendo-se cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas. Analisaremos, e faremos algumas propostas de atividades que utilizem as Tendências em Educação Matemática, para ser colocadas no Caderno Pedagógico e serem trabalhadas.
O material elaborado irá atender à ementa de Metodologia do Ensino de Matemática, do Terceiro ano do Curso de Formação de Docentes onde irão trazer atividades que podem ser trabalhadas em Matemática. Onde o objetivo é proporcionar a integração entre teoria e prática na aprendizagem para os futuros professores das series iniciais.
E os objetivos mais específicos são conceituar e utilizar propostas de atividades que fazem uso das tendências em educação Matemática. Vivenciar atividades práticas como o uso de Modelagem Matemática na construção de pipas e visita a uma madeireira. E com isso estar repassando para os outros profissionais em palestras sobre esse assunto que é ligar a prática com a teoria.
A matemática vem sendo bem trabalhada, as crianças estão tendo contato com atividades concretas e brincadeiras lúdicas. Hoje as crianças aprendem brincando e isso facilita muito na aprendizagem de Matemática. As professoras estão relacionando bastante os conteúdos com a realidade do aluno, e trabalham com livros didáticos que trazem o conteúdo bem exemplificado com exemplos claros, mas com o passar dos anos de estudo da criança ela começa perder essa aprendizagem de teoria e pratica e passa a ter apenas a teoria ela não tem mais o contato com a prática do conteúdo e então, passa a ter mais dificuldade.
 Antigamente os nossos avos ou até mesmo os nossos pais não tinham acesso nenhum ao que os alunos de hoje tem, o ensino deles era super básico simplesmente aprendiam a escrever e a ler. Muitos deles apenas sabem escrever o nome, pois decorou o desenho do nome, a matemática deles era dividir, somar, multiplicar e diminuir. A escola poucos tinha acesso, pois precisavam ajudar em casa, não tinha condições para comprar lápis, caderno ou ate mesmo um calçado. São poucos que puderam continuar estudando depois da quarta serie, pois para continuar teriam que pagar o transporte. Já hoje as crianças têm acesso a muitas coisas, a matemática esta cada vez mais próxima da gente, pois ela faz parte de tudo o que esta ao nosso redor. Estamos usando-a todo o momento muitas vezes nem percebemos que a Matemática esta tão próxima da gente.
Mas, ultimamente as pessoas não estão mais resolvendo um problema matemático sem uso da calculadora ou do computador o que vem deixando as pessoas com bastante dificuldade na hora de resolver um cálculo sem o uso da calculadora, por isso que encontramos muitos alunos com dificuldade na tabuada. E são esses problemas que vem causando as notas baixas na hora da prova ou ate mesmo levando muita a repetência. Por isso é importante que as atividades estejam voltadas para o cotidiano do aluno, e que ela tenha contato com o conteúdo na prática para que ela perceba o quanto é importante aprender o que esta se passando para ela nos conteúdos, e a importância que isso terá no se futuro, isso irá facilitar muito na aprendizagem onde ira priorizar a formação de alunos críticos e reflexivos.   
Djessica e Ana Paula 3º FDA

4 comentários:

  1. Parabéns, ótimo trabalho continuem assim...

    ResponderExcluir
  2. E sou muito inteligente tenho nota boa em todas as materias menos a de matemática eu estudo a oitava serie se tiverem alguma sugestão manda pro meu email thalysonsantos1000@gmail.com espero que alguém me ajude não quero tirar nota baixar

    ResponderExcluir