domingo, 26 de setembro de 2010

História da Modelagem Matemática

Colégio Estadual Rocha Pombo – Formação de Docentes

Alunas: Ana Carina Trapp        Nº: 01
             Jeisiane Demarchi       Nº 15


História da Modelagem Matemática

            Ao percorrer do século XXI, grandes avanços tecnológicos foram surgindo e trazendo inúmeras na vida dos seres humanos.  Com esses avanços sente-se a necessidade de melhorar o Ensino da Matemática, que se faz presente nos avanços tecnológicos. Assim surge a Modelagem Matemática, trazendo uma melhor forma de ensino e aprendizagem. Aristides Barreto e Rodney Bassanezi foram os primeiros a implantar a modelagem na educação brasileira. Barreto representou o Brasil em grandes encontros sobre a modelagem juntamente com Bassanezi onde realizou grandes  cursos de Pós – Graduação  em estados brasileiros. Através das pesquisas realizadas se viu um grande aproveitamento, onde muitos professores começaram a se inspirar em Barretos e Bassanezi e passaram a procurar novos conhecimentos.
            Bassanezi afirma que, a modelagem consiste em pegar situações do dia-a-dia e transformar em situações matemáticas, resolvendo da forma mais usual e que depois possam ajudar em outras situações. Já Veronez diz que é um processo que parte do real, passa pela obtenção de um modelo e vai para o analise e interpretação da solução. Burok explica que é algo que vai ajudar o homem a resolver, matematicamente, os problemas do cotidiano. E D'Ambrosio coloca que deve associar a realidade com o conteúdo e que não deve ser apenas uma solução sem sentido, mas sim algo que tenha uma finalidade. Podemos concluir que ela veio para melhorar, trazer um modelo que ajude a resolver problemas que se possa usar de várias formas.

Modelagem Matemática: Pesquisa

            O que é a modelagem matemática, porque fazer a modelagem matemática, a modelagem matemática é eficaz no ensino médio e fundamental? A modelagem matemática deve auxiliar no processo de ensino aprendizagem, ou serve apenas para justificar o que estou estudando? Como o professor deve auxiliar um trabalho de modelagem matemática? Todos esses assuntos acima mencionados nós iremos estudar nesse trabalho de pesquisa.
            A modelagem matemática é algo a ser explorado é o imaginário e o inimaginável, é espontâneo, livre e o mais interessante é que ela surgia com a necessidade do homem resolver determinados  situações – problema do seu dia a dia. Quando os professores forem trabalhar com os alunos os professores devem aliar a realidade do aluno com o tema a ser escolhido para melhor aprendizado.
            Através do estudo da Modelagem Matemática os alunos e professores se sentem mais motivados pelo estudo, o conteúdo deixa de ser abstrato e passa a ser mais concreto, o aluno se transforma, passando a ser um cidadão crítico com participação ativa na sociedade.
            A Modelagem é alternativa, vai de o professor optar ou não pelo ensino da Modelagem Matemática. Ela procura mostrar a importância da matemática para o conhecimento e compreensão da realidade onde se vive. É importante que os professores façam uma análise entre o ensino tradicional e ensino através da Modelagem, onde deve observar os seguintes pontos: 
·A Metodologia utilizada;
·A criatividade dos alunos;
·O interesse;
·O entusiasmo.
            Isso leva os professores a refletirem na importância de uma boa metodologia do ensino matemático. Mas a Modelagem não deve ser utilizada como uma única metodologia de ensino, o professor deve procurar a melhor forma de se ensinar com a melhor metodologia, analisando se há um bom resultado de ensino-aprendizagem. A modelagem não serve apenas para justificar o que esta sendo ensinado, mas sim a valorização, a razão pelo qual o aluno se aprende a matemática e a importância de formar um cidadão participativo na sociedade.
            A avaliação deve ser feito através de relatórios observando em que grau o aluno se encontra e se ouve um bom entendimento do conteúdo explicado.



Definição da Modelagem Matemática, segundo nossa opinião:


         Pelos estudos e pesquisas realizados sobre Modelagem Matemática, chegamos à conclusão de que para nós é algo a ser explorado, livre, espontâneo e que surge como uma construção. É pegarmos um determinado tema que tenha a ver com nossa realidade e explorar de forma a encontrar a melhor resolução. São situações – problema do nosso dia-a-dia a ser resolvido com a Modelagem Matemática

Nenhum comentário:

Postar um comentário